Gestão de Desempenho
A Gestão de Desempenho ou Enterprise Performance Management (EPM) vem adquirindo importância não apenas para a própria gestão da organização, mas também para atender ao conceito de Governança Corporativa, cada vez mais necessária para os processos de abertura de capital (IPO) e relação com os investidores.
Produtos e Serviços para a Gestão de Desempenho
Estruturação ou revisão de modelos de gestão (avaliação econômica de desempenho de produtos e serviços, unidades de negócios, canais de comercialização, clientes e segmentos) e definição de indicadores (KPIs - Key Performance Indicators);
Estudos de critérios para:
- Avaliar corretamente o desempenho das unidades / canais / produtos / clientes de acordo com as características do negócio / cultura da empresa, de forma a também poder compará-los com o mercado;
- Fixação de preços de transferência entre unidades / produtos;
- Alocação de capital em unidades de negócios, produtos, clientes ou segmentos;
- Desenvolvimento, implantação e customização de sistemas de informações para avaliação econômica.
Para tanto, utilizamos as mais modernas metodologias, tais como: FTP - Funds-Transfer Pricing, RAPM - Risk Adjusted Performance Measurement, EVA® - Economic Value Added, BSC - Balanced Scorecards e outras.
Principais questões esclarecidas quando se implanta um adequado sistema de Avaliação de Desempenho:
- Qual a real contribuição de cada unidade de negócios / produto/serviço / cliente/segmento na formação do resultado da empresa?
- Que produtos / unidades devo incentivar / desincentivar de forma a maximizar o resultado da empresa?
- De que forma um determinado fator de mercado afeta o desempenho da empresa?
- Que clientes geram mais resultados para a empresa? Como é a reciprocidade? Quanto devo flexibilizar o relacionamento com o cliente para não prejudicar o resultado?
- Os critérios de avaliação de resultados e desempenhos foram planejados para conduzir as ações dos gestores de forma coerente com os objetivos estratégicos e econômicos da empresa?
- O resultado obtido pela empresa é suficiente para cobrir a remuneração do capital empregado, satisfazendo os interesses dos acionistas?